quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Audição Comissão de Frente

Neste sábado (26/09), às 11h, acontecerá audição para novos integrantes da Comissão de Frente de nossa Tom Maior. Os interessadas em participar devem comparecer na sede da Tom, no bairro de Pinheiros: rua Cardeal Arcoverde, número 1.607.

Venha fazer parte da Comishow de Frente Tom Maior que abre o espetáculo Vermelho e Amarelo na avenida e que no período que antecede o carnaval, durante nossos ensaios, recepciona toda comunidade e amigos exibindo coreografias alegres e animadas.

Coordenada por Juliana Justo, a Comishow terá neste carnaval a coreografia sob o comando do professor e coreógrafo de dança Jean Patrick, que promete surpreender a quem assistir o desfile.

Jean é formado em Educação Física e Gestor de Ginástica da Academia Companhia Athlética em São Paulo, e já viajou realizando congressos pelo Brasil e México.

Quesito Comissão de Frente...

A comissão de frente é um quesito apresentado pelas escolas de samba, onde se apresentam dando boas vindas ao público bem como aos jurados, é formada por dez a quinze pessoas, que demonstram o enredo da escola.

As comissões de frente mais antigas apresentavam os integrantes da direção da escola carregando bastões, como se estivessem armados para proteger a escola.

A carioca Portela foi a primeira escola de samba a inovar nessas apresentações, levando para a passarela do samba os integrantes mais bem vestidos, com fraque e cartola, fazendo coreografias ritmadas com o samba.

Nos anos trinta algumas escolas tentaram inovar, colocando na comissão de frente carros alegóricos, o que foi criticado pelos jurados, que acreditavam que não havia necessidade para tanto.

Mas as grandes transformações das comissões de frente vieram depois que as escolas contrataram artistas plásticos e coreógrafos. A união das duas classes causou um verdadeiro escândalo, por tanta beleza nas apresentações.

Os trajes são ricos, de acordo com o enredo da escola, os integrantes ensaiam coreografias relacionadas à história apresentada. Muitas vezes, a comissão de frente é enriquecida com bailarinos profissionais, a fim de apresentar um desfile de maior qualidade.

Segundo o manual do julgador, as considerações dos jurados para dar as notas à comissão de frente são:

“- o cumprimento da função de saudar o público e apresentar a escola, sendo obrigatória a exibição em frente às cabines de julgamento;

- a coordenação, a sintonia e a criatividade de sua exibição, que será obrigatória em frente às cabines de julgamento, podendo evoluir da maneira que desejar;

- a indumentária da comissão de frente, que poderá ser tradicional (fraques, casacas, summers, ternos, smokings etc., estilizados ou não) ou realizada de acordo com o enredo, levando em conta, neste caso, sua adequação para o tipo de apresentação proposta”.

2 comentários:

Nova! Mgt disse...

Obrigada pela força Dpto Jovem!
vcs são do caaaaaaa....ramba!!!
E como diz o Jony, PUTA BEIJO!

Tom Barros disse...

Ola meu nome e Weelington Barros,sou do rio de janeiro e estou a busca de novos conhecimentos, sou dançarino e tenho um pouco de experiencias no ramo do carnaval, sou apaixonado pelo caranaval de sampa por isso busco vagas em comissoes de frente, se puder me ajudar gostaria muito de fazer parte.
Aguardo un conatato.
021/92480391 ou tomzinhonikit@hotmail.com