quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nova diretoria da Liga das Escolas de Samba de São Paulo toma posse

Com a promessa de “reformular” o carnaval paulistano e estender a agenda de eventos durante o ano todo, tomou posse oficialmente na noite de terça-feira (14/07) da presidência da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) Paulo Sérgio Ferreira. O sambista, que preside também a agremiação Unidos de Vila Maria, deve ficar no cargo por quatro anos. Segundo ele, uma das primeiras medidas é incrementar a divulgação da festa popular no estado e no país. “A nossa divulgação é muito lenta”, revelou.

A festa da posse da nova diretoria ocorreu em um bar da Zona Norte de São Paulo. Outros três representantes de escolas foram empossados: nosso presidente Markinho, como vice-presidente administrativo, Solange Cruz Bichara Rezende, da Mocidade Alegre, como vice-presidente de Carnaval e José Manoel Gaspar, da X-9, como vice-presidente financeiro.

Animado, Serginho tem muitos planos e algumas reclamações. “Precisamos divulgar mais os ensaios técnicos, estender a agenda do carnaval o ano inteiro”, disse ele, que quer as agremiações viajando também para o interior a fim de mostrar a cultura popular. "Podemos fazer apresentações em rodeios, por exemplo".

Uma das ideias também é promover shows com passistas e ritmistas em bares de São Paulo nos dias de jogos da Copa do Mundo, que será no ano que vem. Os projetos não param. “Podemos colocar em exposição as fantasias dos destaques das escolas na porta de teatro e museus. A pessoa paga R$ 50mil por aquela roupa. É importante expor para o público tirar fotos e lembrar o carnaval mesmo fora de época”, afirmou o novo presidente da Liga.



Jurados...

“Os jurados sempre foram um caso sério na Liga. Só deixa três contentes. O que ganha e os dois que sobem (para o Grupo Especial)”. É com essa franqueza que Serginho comenta sobre o júri que decide o carnaval a cada ano. De acordo com ele, existe uma comissão com representantes das agremiações para acompanhar o trabalho desses profissionais e analisá-los.

“Eles vão avaliar os jurados, corrigir os vícios. Às vezes, o jurado entende que está certo, mas não tem critério no julgamento”. Para Serginho a diferença daqui para a frente é que essa avaliação será repassada aos integrantes do júri para que “tomem conhecimento”.

CD com sambas-enredo 2010...

O sambista também prometeu empenho em lançar até 2 de dezembro, quando se comemora o Dia Nacional do Samba, o CD com os sambas das escolas. “Normalmente a gravação termina em dezembro e o CD só chega às lojas em janeiro. Temos que valorizar o dia do samba”, finalizou Ferreira, que logo voltou para a festa, onde não parou de receber cumprimentos.



Fonte/fotos: G1/Globo.com

Nenhum comentário: