terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Globo.com destaca os preparativos da Tom para 2010

O portal Globo.com, através de seu site de notícias G1, está publicando uma série de reportagens sobre os enredos das escolas de samba que vão participar dos desfiles dos grupos principais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ordem da publicação é a mesma dos desfiles, que acontecem em 12 e 13 de fevereiro em São Paulo e em 14 e 15 de fevereiro no Rio.

No último sábado, dia 09/01, o G1 destacou os preparativos de nossa Tom Maior para o Carnaval 2010. Confira, abaixo, a reportagem na íntegra:

"Desfile da Tom Maior comemora o 50º aniversário de Brasília

Escola deve falar da cidade como atração turística.
Bateria trará surpresas, promete o carnavalesco.

A Tom Maior leva para a avenida uma homenagem aos 50 anos da fundação de Brasília no segundo dia de desfiles em São Paulo. O carnavalesco Roberto Szaniecki garante que não vai levar questões políticas para a festa. "Vamos entrar na avenida de uma forma diferente do que está todo mundo esperando. Vamos falar de Brasília como uma cidade que recebe os turistas. Não quero falar de política. O único político a ser lembrado é Juscelino Kubitschek."

O primeiro carro alegórico a desfilar apresenta a idealização da cidade. "Abrimos com o Cerrado e o sonho da construção de Brasília. Mostramos os candangos, que trabalharam como operários", afirma o carnavalesco.

A estimativa é que mais de 2,3 mil pessoas desfilem pela escola. A bateria conta com 270 ritmistas e o carnavalesco da Tom Maior promete surpresas. "Eles representam os trabalhadores da cidade. A madrinha de bateria, que é a Adriana Bombom, vem como capataz deles. Estamos preparando algo bem diferente do tradicional", revela.

A escola ainda vem com outros 5 carros e 23 alas. No segundo setor, a Tom Maior já mostra a cidade pronta, simbolizada pelos palácios. Em seguida, Szaniecki apresenta a importância do turista em Brasília. "Mostramos o turismo ecológico, os principais pontos turísticos e a culinária regional", diz.

Continuando o desfile, a Tom Maior conta sobre a parte cultural e esportiva Brasília. "No terceiro setor é a vez do rock fundo de garagem, do cinema e dos atletas que vieram de lá e ganharam competições para o país", afirma o carnavalesco, que promete levar um show de rock para a Avenida.

O carro que fecha a participação da Tom Maior revela a mobilização do turismo de fé na cidade. "Brasília tem uma das maiores catedrais do mundo. Gente do mundo inteiro vai para a cidade como peregrino", diz Szaniecki.

O primeiro casal de mestre-sala a desfilar também simboliza os operários da cidade. Já a porta-bandeira vem representando a catedral.


O carnavalesco da Tom Maior revelou que também vai brincar com o aeroporto de discos voadores que existe na cidade. Uma ala de mestres-salas e portas-bandeiras mirins virá vestida de alienígena. "São 50 crianças nesse bloco."

A escolha do tema partiu do presidente da Tom Maior, Marco Antônio. Ele disse ao G1 que o patrono da escola influenciou a seleção. "O político e cantor Frank Aguiar desfila conosco há muito tempo. Foi uma forma que encontramos de homenageá-lo também", afirma Marco Antônio.

O carnavalesco Szaniecki lembra que a capital federal também é uma das cidades mais novas tida como patrimônio da humanidade. "É a primeira cidade com 50 anos que é patrimônio da humanidade. Isso é um orgulho para nosso país."

Outros nomes importantes na construção da cidade também serão lembrados. "Oscar Niemayer, Lucio Costa e Burlemax recebem homenagens. Até o padre Dom Bosco será representado", afirma Szaniecki."


Preparativos em nosso barracão...

As comidas típicas da região do Cerrado!:

Nosso carnavalesco garante que único político lembrado será Juscelino Kubitschek!:

Palácios da cidade vêm representados em carro alegórico:

Nenhum comentário: