segunda-feira, 17 de maio de 2010

Atenção compositores! Amanhã, 18/05: Reunião de explanação do Enredo

Você poderá participar do Concurso de Sambas para o Carnaval 2011 de nossa Tom Maior! Para isso, basta fazer a impressão da sinopse e regulamento do concurso no site oficial da Vermelho e Amarelo.

Na página inicial (www.grestommaior.com.br) é possível encontrar um link para leitura da sinopse de nosso tema, intitulado "Salve Salve São Bernardo, Pedaço do meu Brasil - Terra Mãe dos Paulistas".

Reunião de explanação do Enredo através de nosso carnavalesco, Chico Spinosa...

DATA: AMANHÃ (TERÇA-FEIRA) - DIA 18/05
HORÁRIO: ÀS 20h30
LOCAL: QUADRA (R. Sérgio Tomás, 622 - Barra Funda)

Papel do samba-enredo...

Qual o papel do samba-enredo no desfile de uma escola de samba? Ele deve impulsionar os componentes a uma apresentação fluente e ajudar a contar o enredo. A primeira missão é da melodia e a segunda da letra.

Um enredo é uma história contada na avenida através de fantasias, alegorias, comissão de frente, teatralizações e do samba. A trilha sonora precisa completar a informação visual e não simplesmente repeti-la ou legendá-la.

O compositor deve, antes de dividir o enredo em setores e destinar a eles determinada quantidade de versos, entender o que o carnavalesco pretende dizer com o tema. A partir daí precisa traduzir isso para versos com beleza e criatividade, sempre com melodias pra cima... bem alegres!

(O TEXTO "Papel do samba-enredo" é do jornalista Eugênio Leal e foi adaptado)

Nenhum comentário: