sábado, 2 de julho de 2011

"Estamos no prazo", diz diretor da SPTURIS sobre o andamento de obras da Fábrica do Samba

O diretor de Ações Estratégicas e Comunicação da São Paulo Turismo S.A, Luiz Sales, concedeu entrevista ao site SRZD-Carnaval/SP e disse que apesar de as obras ainda não terem começado, a Fábrica do Samba deverá ser inaugurada entre setembro e outubro de 2012. Confira a entrevista na íntegra:

SRZD-Carnaval/SP: As obras da Fábrica do Samba já começaram? Se sim, em que estágio estão?

Luiz Sales: A execução do projeto licitado já teve início, porém não efetivamente a obra ainda. Foram feitas algumas demolições e início de teste de fundação, mas ainda há alguns requisitos relacionados às compensações ambientais que não estão totalmente claros e atendidos. Nada que demore, mas que precisa ser atendido.


Qual a previsão de gastos totais neste projeto?

R$ 124 milhões. É, sem dúvida, o maior investimento já feito em prol das escolas de samba de São Paulo. Várias agremiações já se manifestaram assim, lembrando que o Sambódromo é importante e fundamental, mas é utilizado uma vez por ano pelas escolas; enquanto que a Fábrica do Samba dará dignidade ao setor, que poderá desenvolver-se em várias frentes, como projetos sociais, aprimoramento de mão de obra, reciclagem de materiais e até mesmo fornecimento de produtos e serviços para outros segmentos, gerando emprego e renda.


Qual a previsão de entrega da obra? Os dirigentes das escolas estão acompanhando de perto?

Entre setembro e outubro de 2012, quando foi definida a licitação, alguns dos dirigentes das escolas de samba passaram a se interessar mais pelo assunto. Outros, infelizmente, continuam distantes. Na época de elaboração de projetos, simulações, etc, foram poucos os que colaboraram. Isso é compreensível, uma vez que o segmento nunca teve tanta atenção, mas agora, com a concretização do projeto, ficamos felizes com a maior participação. Cada etapa foi importante. Não podemos esquecer que o projeto teve início, na São Paulo Turismo, em agosto de 2005 e é natural, portanto, que todos os dirigentes dessem o crédito necessário.


Alguma definição em relação a ampliação das áreas de dispersão?

Sim, a demolição do antigo posto de gasolina já começou; trata-se de uma obra relativamente simples e, a partir do próximo Carnaval, São Paulo terá a sua Apoteose, nome mais adequado que "dispersão", que tem uma conotação certas vezes pejorativa. E mais, adiantando aqui para você: estamos planejando homenagear um nome do samba dando seu nome para a Apoteose.


Quanto a SPTURIS investiu para a realização do Carnaval de São Paulo em 2011?

Cerca de R$ 28 milhões, incluindo repasses, investimentos em infraestrutura, Carnaval do Sambódromo, dos bairros e das bandas e blocos.


Em 2011, cada escola do grupo especial recebeu pouco mais de R$ 500 mil; as do acesso pouco mais de R$ 300 mil. Para o próximo Carnaval, existe alguma possibilidade de acréscimo neste valor?

Sim, porém desde 2006 temos trabalhado muito próximos das escolas de samba para a definição dos valores. Não há "saltos" nessa correção. Nos últimos anos, as correções ficaram perto de 5% a 6%, com investimento maior em itens que servissem de apoio para o desenvolvimento do espetáculo.


O prefeito Gilberto Kassab já disse às escolas que gostaria que, em 2014, São Paulo tivesse dois Carnavais, um no período normal e outro durante a Copa. Como esta questão está sendo tratada?

Verdade. Há dois anos o prefeito disse às escolas isso e realmente quer que isso aconteça. No que depender da Prefeitura, a ideia é que aconteçam apresentações nos locais de fanfests, assim como na abertura da Copa que, esperamos, seja em São Paulo. É uma maneira de levar uma imagem positiva do Brasil para o mundo todo, além de valorizar a nossa cultura e realçar nossa alegria.


A venda de ingressos do Carnaval paulistano é apontada como deficitária por muitos sambistas e turistas. De que forma a SPTURIS pretende melhorar esta questão para o próximo Carnaval?

A venda de ingressos é feita pelas escolas de samba que, por seu lado, a terceirizam para empresas do ramo. Porém, infelizmente, o que vemos todos os anos são filas sob sol para a compra dos ingressos e dificuldades de compra, também, via internet. No caso do setor de turistas, isso é ainda mais grave, pois os próprios dirigentes, no caso da LIGA, apesar de já terem entendido a sua importância, ainda não conseguiram dedicar atenção suficiente ao caso. O turista é importante, pois leva essa informação sobre o evento para seu destino de origem e, caso tenha gostado, traz mais pessoas no próximo ano. Imaginamos, também, que a venda poderia começar com um pouco mais de antecedência.


Como ocorre o planejamento do Carnaval 2012 entre SPTURIS E LIGA?

Com a LIGA, pelas escolas do Especial e Acesso, com a UESP, com as escolas dos grupos 1, 2, 3, 4 e grupo Especial de Blocos, com a ABASP, pelas bandas, com a ABBC, que faz o CarnaCentro, com seus blocos, bandas e até escolas de samba. Naturalmente que o da Liga, pela visibilidade e maior investimento, demanda um pouco mais de atenção. Já tivemos duas reuniões e nossa ideia é agora em julho já fechar todo o calendário até o Carnaval para que nenhum ponto fique sem a atenção necessária. Já as escolas, por seu lado, também já começaram a andar com 2012, com a maioria dos enredos já definidos, início das finais de samba, lançamento de pilotos etc. E precisam também definir a ordem final das apresentações. Normalmente definimos uma pauta mínima logo na primeira reunião e, a partir daí, vamos evoluindo. Isso já foi feito com a LIGA e será nos próximos dias feito com a UESP e demais entidades, até pelo fato de em 2012 o Carnaval ser em 17 de fevereiro.

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