quarta-feira, 8 de abril de 2009

Escolas de samba de SP querem novos jurados a partir de 2010

O corpo de jurados dos desfiles das escolas de samba de São Paulo irá mudar a partir de 2010. Segundo o novo presidente da Super Liga, Paulo Serdan, os nomes dos mais de 200 jurados que constavam na lista até este ano serão cancelados e uma nova relação deverá passar a vigorar a partir do próximo carnaval.

A decisão foi tomada, de acordo com Serdan, porque o atual corpo existe há mais de 10anos e estaria defasado. “O corpo de jurados tem que ser mudado no máximo de três em três anos, senão você acaba criando vícios e simpatias. Por mais que não exista um contato direto nosso com os jurados, mas, de uma forma de outra, acaba criando simpatia que se reflete na hora do julgamento”, afirmou.

Serdan conta que a idéia de mudar o atual corpo de jurados surgiu logo após o carnaval deste ano, durante uma reunião com a Liga das Escolas de Samba. Para criar o novo corpo de jurados, Serdan conta que as escolas pensaram em contratar uma empresa que se responsabilizasse pela seleção de novos candidatos e pela capacitação. “Isso ainda está sendo costurado, mas nós já tivemos uma primeira reunião com a Vunesp.”

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é uma fundação pública responsável por vários concursos no estado. “Conversamos com eles no sentido de trabalharmos juntos para podermos formar um corpo de jurados novo, com pessoas capacitadas”, afirmou.

De acordo com o presidente da Super Liga, a conclusão do acordo vai depender do custo que ele irá representar para as escolas paulistanas. Entre os novos critérios para a seleção, segundo Serdan, estará a residência na cidade de São Paulo. “Queremos que o corpo seja totalmente da cidade de São Paulo. Hoje, tem muita gente de fora. Com gente daqui, a gente consegue diminuir nossos custos e até aumentar o valor do pagamento deles”, disse. Atualmente, os jurados que participam da votação dos desfiles ganham um salário pelo trabalho.

O presidente da Liga das Escolas de Samba, Sidnei Carriolo, confirmou a possível mudança no corpo dos jurados, mas disse que o projeto ainda é "embrionário". "Existe um encaminhamento nesse sentido, mas ainda não há nada definido", afirmou.

Liga e Super Liga

Em abril de 2008, por causa de um desentendimento em relação à eleição do presidente da Liga, as escolas de samba paulistanas se separaram em dois grupos: Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Da Liga fazem parte 11 escolas: Mocidade Alegre, Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior, X-9 Paulistana, Acadêmicos do Tucuruvi, Leandro de Itaquera, Águia de Ouro (todas do grupo especial), Nenê de Vila Matilde, Barroca Zona Sul e Morro da Casa Verde(do grupo de acesso).

Na Super Liga estão: Vai-Vai, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Pérola Negra, Gaviões da Fiel, Imperador do Ipiranga (do grupo especial), Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Dragões da Real (grupo de acesso).

Nenhum comentário: