domingo, 1 de novembro de 2009

Personagens da Tom Maior: Jadyr Xavier Prates


Jadyr Xavier Prates - data de nascimento: 26/09/1960

Amante do Carnaval, em 1980, desfilou pela primeira vez na Escola "Nenê de Vila Matilde", sua raiz no Samba paulistano, onde tem familiar de peso no Samba, como seu primo Nicolau - Apitador (atual Mestre de Bateria), Apito de Ouro dos anos 60/70, entre outros.

Cantor da noite dos bares de São Paulo, no final dos anos 80, foi convidado pelo compositor Cláudio Cajú a participar da disputa de Samba Enredo na Escola de Samba Pérola Negra, onde se tornou o intérprete oficial.

Em 1990, pela Pérola Negra, estreou na Passarela do Samba, ainda na Avenida Tiradentes, como revelação do início dessa década.

No mesmo ano foi convidado pelo presidente Marco Antonio, da Tom Maior, onde fincou raízes a partir do ano de 1991 até o ano de 2000, EN-cantando como intérprete oficial, que na Passarela do Samba revelou-se como o único "puxador" , no eixo Rio/São, que cantava e dançava ao mesmo tempo . Além de intérprete, na Escola do Sumaré, desempenhou diversos outros trabalhos, como: desenhista de fantasias, alegorias, enredista, carnavalesco, Relações Públicas, entre outros. Atualmente, é Diretor Social da Entidade.

Como intérprete e na Ala de Compositores, defendeu e participou de outras Escolas de Samba: Camisa Verde e Branco e Vai-Vai.

TRAJETÓRIA SAMBÍSTICA* (como Intérprete)

1990 - Pérola Negra
1991 - Pérola Negra e Tom Maior
1992 a 1994- Tom Maior e Camisa Verde e Branco
1995 a 2000 - Tom Maior
2002 a 2004- Tom Maior * (como Diretor) e Vai-Vai * (integrante da Ala Musical)
2005 em diante - Tom Maior* (como Diretor)

Um comentário:

jadirtuca disse...

CARO JADIR TABEM ME CHAMO JADIR TIVE O PRAZER DE LHE CONHCER QUANDO ERA O INTERPRETE DA TOM ,NA VERDADE EU QUERIA SABER SE VOCE LEMBRA DE UM COMERCIAL QUE VOCE FEZ DANÇANDO A MUSICA BESTÁ É TÚ DO NOVOS BAINOS É QUE MEU IRMÃO PARTICIPOU E HOJE ELE NÃO ESTA MAIS CONOSCO EU QUERIA INFORMAÇÃO PARA PODER MOSTRA AO NETO DELE O EMAIL É jadirtuca@ig.com.br se for possivel desde já agradeço