quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fábrica dos Sonhos começa a sair do papel

A Fábrica dos Sonhos começa a sair do projeto para a prática. Pelo menos é o que indica os recentes movimentos do projeto que pretende dar às escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo um espaço fixo e estrutura para formar os barracões. A idéia é que o espaço seja similar ao que já existe no Rio de Janeiro, conhecido como Cidade do Samba.

Além dos barracões, o espaço terá área para formação de profissionais que fazem parte da indústria do carnaval, além de outra área para realização de shows e apresentações. Ao todo, a Fábrica dos Sonhos tem previsão de ocupação de 77 mil m2 na Marginal Tietê, em local que hoje é ocupado pelo barracão da Leandro de Itaquera e ao lado da quadra da Mancha Verde.

Na última semana, foi realizada a abertura de propostas de licitação para o desenvolvimento do projeto. Três empresas concorreram na licitação, vencida pelo Grupo Shahin que bateu as propostas dos Consórcios Engeforn/Andrade Gutierrez e Construtora OAS. A proposta vencedora apresentou o custo mais baixo em cerca de R$124 milhões, valor este 10 vezes acima que previsto em 2008 pelo Executivo.

As escolas de samba mostram grandes dificuldades em ter um espaço a altura do espetáculo proporcionado ao folião que assiste aos desfiles no Anhembi. As dificuldades vão desde espaço, passando por problemas locais dos barracões como imundações, até transporte das alegorias do barracão ao Anhembi. O grande objetivo da Fábrica dos Sonhos é acabar com este problema sempre enfrentado pelas escolas de samba.

(FONTE: SASP)

Nenhum comentário: