quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Escolas de SP mudam critério de avaliação dos desfiles

Em reunião na madrugada desta quinta-feira (12), representantes da Liga e da Super Liga das escolas de samba de São Paulo decidiram mudar o critério de julgamento dos desfiles no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte de São Paulo.

Até o ano passado, a comissão julgadora era composta por três jurados para cada um dos nove quesitos em que uma escola é avaliada: samba enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, enredo, fantasia e alegoria. Cada um dos jurados fazia a sua avaliação e, na hora da apuração, eram descartadas as notas maiores e menores, sendo válida apenas a intermediária.

Com a mudança definida pelas escolas nesta madrugada, a partir de agora, não serão mais três, e sim quatro jurados por categoria. Além disso, todas as notas serão válidas.

De acordo com a assessoria da Super Liga, que divulgou a mudança, os 36 jurados ainda não foram escolhidos. Um grupo de candidatos passa, atualmente, por um curso de capacitação e os nomes dos selecionados só deve ser divulgado na semana do carnaval.

Quanto aos critérios relacionados a entrada e saída das escolas do grupo de acesso, a Super Liga informou que nada foi mudado. Duas escolas continuam subindo para o grupo especial e duas descendo para o de acesso.

Liga e Super Liga

Em abril de 2008, por causa de um desentendimento em relação à eleição do presidente da Liga, as escolas de samba paulistanas se separaram em dois grupos: Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Da Liga fazem parte 13 escolas: Mocidade Alegre, Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior, X-9, Acadêmicos do Tucuruvi, Leandro de Itaquera, Nenê de Vila Matilde (todas do grupo espacial), Águia de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Morro da Casa Verde e Combinados de Sapopemba (do grupo de acesso).

Na Super Liga estão: Vai-Vai, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Pérola Negra, Gaviões e Unidos do Peruche (do grupo especial), Camisa Verde e Branco, Imperador do Ipiranga e Dragões da Real (grupo de acesso). A separação, no entanto, não prejudica os desfiles do Carnaval 2009.

Com a mudança no número de jurados, precisamos nos empenhar ainda mais para conquistarmos um grande resultado!

Nenhum comentário: