sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Globo: "Tom Maior exalta Martinho da Vila e seu trabalho por Angola"

Leia a reportagem que saiu no jornal O Globo (RJ) e Diário de São Paulo em 05/02:

"SÃO PAULO - Pouca gente sabe, mas o cantor Martinho da Vila foi, durante muitos anos, um divulgador da cultura de Angola no Brasil. Martinho se tornou um estudioso dos ritmos angolanos, criou alguns projetos culturais para aproximar os dois países, como o 'Canto Livre da Angola', e chegou a pagar do próprio bolso em alguns momentos para levar à frente suas idéias.

Imortalizada na voz de Clara Nunes, a música Morena de Angola seria fruto de uma destas viagens de intercâmbio, das quais participaram o autor, Chico Buarque, e Elba Ramalho, além de Clara.

Este ano, Angola cai no samba, no enredo da escola Tom Maior. E para quem não sabe, a nome da escola é, na verdade, o nome de uma canção de Martinho da Vila: Tom Maior. Por isso, a homenagem ao sambista é duplamente merecida.

Martinho da Vila fecha o desfile da Tom Maior no sambódromo do Anhembi. A escola, que representa as comunidades de Sumaré e Pinheiros, vai falar sobre a reconstrução do país de língua portuguesa. O carnavalesco Marco Aurélio Ruffin mergulhou na história de Angola no Museu de Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

- Temos uma dívida de sangue com eles, já que houve muitos escravos angolanos aqui. Nos propomos a falar de um país que derramou, sobre o nosso, a sua cultura, o seu costume e formou raízes. Raízes, inclusive, do samba - diz ele.

A palavra samba vem de "semba" (umbigada), da Angola.

No abre-alas, será representada a guerra civil angolana. Atores farão uma encenação em cima da alegoria. As cem baianas simbolizarão as sacerdotisas de Oxum. Para os 300ritmistas da bateria, caberá o papel de representar a dinastia de Ngola.

À frente da bateria da escola, a madrinha é a morena Adriana Bombom, que vem do Rio para o Anhembi."

Nenhum comentário: